Voltar para home
"Um projeto onde médicos, fonoaudiólogos, professores, pessoas com dificuldade auditiva e familiares possam trocar informações e experiências sobre saúde auditiva."
EMAIL: contato@amigosdaaudicao.com.br
Fonoaudióloga Responde
fale com a fono

Zumbido

O que é zumbido?

zumbido1.jpg

O zumbido é um barulho que algumas pessoas percebem no ouvido ou na cabeça, mesmo quando não há nenhum ruído no ambiente. Pode parecer um apito, chiado, cachoeira, cigarra e etc. Ele não é uma doença única, mas sim um sintoma provocado por varias doenças diferentes. Algumas pessoas ouvem o zumbido apenas no silencio ou quando prestam atenção em seus ouvidos, outras ouvem o dia todo!

É comum ter zumbido?

Sim, Muito comum. Cerca de 17% das pessoas tem zumbido, o que representa mais do que asma, cegueira ou Alzheimer, por exemplo. No Brasil isto quer dizer mais de 28 milhões de pessoas tem zumbido! Mesmo assim, é frequente as pessoas comentarem que nunca tinham ouvido falar no zumbido antes.

O que pode causar o zumbido?

Geralmente, o zumbido significa que a via auditiva esta funcionando em ritmo acelerado por causa de alguma alteração auditiva. Várias causas do zumbido já são conhecidas e algumas são fáceis de identificar e tratar, como o abuso de cafeína, doces e alimentos gordurosos. Outras causas comuns são exposição á sons altos, otites, labirintites, envelhecimento, diabetes, pressão alta, doenças do coração, da tireóide, etc. Problemas emocionais também podem causar zumbido. Portanto, uma única pessoa pode apresentar mais de uma causa para o zumbido.

O que devo fazer se tenho zumbido?

zumbido2.jpg

Procure seu médico otorrinolaringologista de confiança, ele saberá investigar e lhe orientar adequadamente. O importante é procurar as causas que podem estar afetando o seu ouvido. Por exemplo: uma senhora de 70 anos pode ter zumbido pela somatória da idade, da diabetes, da pressão alta, do abuso de cafeína e da depressão. Por outro lado, uma jovem de 25 anos pode ter zumbido porque ouve musica alta, come muitos doces e é ansiosa. Portanto, tudo que puder ser revertido ou controlado tem chance de melhorar seu zumbido.

Como posso prevenir o zumbido?

O estresse causa o zumbido e o zumbido causa o estresse, formando um ciclo vicioso. Qualquer coisa que alivie periodicamente suas tensões pode ajudar: caminhadas e outras atividades físicas, Yoga e meditação podem ser muito úteis. Música suave ou sons agradáveis também podem ajudar.
Evite o contato com ruídos fortes e quando for a locais barulhentos, use protetores de ouvido e faça intervalos periódicos. Lembre-se do perigo potencial dos equipamentos de som, motocicletas, secadores de cabelo, show e festas, entre outros.
Alimente-se bem! Evite longos períodos de jejum e o abuso de cafeína, doces, álcool e nicotina.
• Evite auto- medicação, pois certos medicamentos são perigosos para os ouvidos e podem piorar o zumbido.

Há algum tratamento para o zumbido?

Sim vários! Porém nenhum deles pode ser generalizado para todos os pacientes. Portanto a melhor forma escolha é aquela personalizada para cada caso, considerando-se as causas do zumbido em cada a (s) causa(s) do zumbido em cada paciente e a presença ou não de outros problemas como perda auditiva, intolerância a sons e tontura. Alguns tratamentos incluem correção de hábitos  alimentares, medicamentos, enriquecimento sonoro ambiental e uso de aparelhos auditivos, com ou sem geradores específicos de sons. Quanto mais personalizado o tratamento for para seu zumbido e quanto antes ele for iniciado, maior a chance de você sentir melhora.

Existem mais de 500 clínicas cadastradas em todo território nacional especializadas em zumbido. Clique aqui, Preencha o cadastro com seus dados que entramos em contato para lhe orientar e lhe passar o ponto de atendimento mais próximo.

FALE CONOSCO
captcha
Lyric