Voltar para home
"Um projeto onde médicos, fonoaudiólogos, professores, pessoas com dificuldade auditiva e familiares possam trocar informações sobre saúde auditiva."
FALE CONOSCO - AGENDE UMA TRIAGEM

Perda Auditiva

Por que a audição é importante?

A audição é fundamental para a comunicação humana, pois possibilita o desenvolvimento social global. O som que ouvimos é capaz de proporcionar e modificar emoções as quais podem ter um papel fundamental nos relacionamentos, na saúde e principalmente na qualidade de vida.

O que é perda auditiva?

A perda auditiva ocorre quando alguma estrutura do sistema auditivo apresenta alterações ocasionando uma diminuição na capacidade ou incapacidade de perceber os sons.

As causas da perda auditiva nem sempre se relacionam a idade. Ela pode ocorrer devido á exposição á sons altos, infecções, medicações, traumas ou causas genéticas. Cada vez mais jovens tem apresentado os sintomas da perda auditiva.

Como identificar a perda auditiva?

É necessário realizar um exame que avalia a audição chamado audiometria, este deve ser realizado pelo profissional especializado que é o fonoaudiólogo. Os resultados do exame são registrados em um gráfico que se chama audiograma, este revela as capacidades auditivas do paciente. Os profissionais responsáveis pela avaliação clínica e audiológicas completas é o otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo.

Conheça os sintomas, causas, tipos e graus do problema


19 Comentário(s)

lilian: 19/08/2013

tenho perda de audição leve a moderada queria trabalhar na área de telemarkenting fiz o processo seletivo e passei mas na hora de fazer o exame de audiometria deu perda leve a moderada e eles não pode me contratar mas eu esculto dos dois ouvidos a minha perda é muito puco eles podem fazer isso ele estão dentro da lei

Ana Viviane: 25/07/2014
Querida Lilian, em 2005 aconteceu a mesma coisa comigo, não dei muita importância para a minha perda auditiva, hoje estou com perda severa e preciso usar aparelhos nos dois ouvidos, embora use apenas um devido falta de verba para adquirir o outro.
O que eles estão fazendo é protegendo sua audição, acredite em mim, se vc começar a trabalhar direto com telefone a probabilidade de sua audição piorar consideravelmente é muito alta. Se cuida, tem outras opções de trabalho, não fique triste com isso.


Amanda Cristina: 31/07/2014

Olá Tenho uma irmã com 17 anos que tem perca de audição bilateral profunda, não sabe escrever e nem ler (sabe copiar) gostaria de saber se ela tem direito em algum beneficio. E ela também tem sindrone de Wanderburg (acho que é assim que se escreve)..
Espero respostas..
Preciso ajuda-la.

EQUIPE AMIGOS DA AUDIÇÃO: 05/08/2014
Olá Amanda. É importante entendermos seu caso para maiores detalhes. Mas lhe adianto que existem benefícios!

Para que possamos auxiliar solicitamos um telefone de contato para que um de nossos profissionais possa lhe respaldar.
Se preferir, entre em contato no 0800 701 8105, nossa central de atendimento possui as principais informações para lhe direcionar.
Continuamos a disposição.

Abs
Equipe Amigos da Audição
0800 701 8105


zani da silva: 21/08/2014

oi temho perda auditiva neurossensorial na OD de grau profundo queria saber que beneficio que eu tenho sou contribuinte do inss.
Agradeço se for atendida

EQUIPE AMIGOS DA AUDIÇÃO: 28/08/2014
Olá Zani, seria interessante entendermos qual tipo de benefício você procura ....

No link abaixo você consegue ver de uma maneira geral todos os benefícios aos deficientes auditivos

http://amigosdaaudicao.com.br/?p=520

Qualquer dúvida, estamos a disposição no 0800 701 8105

Abs
Equipe Amigos da Audição


Solange Maria: 28/08/2014

Tenho perda auditiva profunda nos dois ouvidos, sou professora e não consigo compreender muitas palavras, cada vez que faço audiometria piora, fico deprimida quando penso que nunca mais poderei ouvir direito. É possível aposentar? Que aparelho é melhor para minha perda? Qual marca?

EQUIPE AMIGOS DA AUDIÇÃO: 01/09/2014
Ola Solange,

Já conversamos em outros tópicos.

A depressão, isolamento é consequência da perda auditiva.

Cada caso é um caso, é necessário você fazer uma audiometria para indicarmos o melhor aparelho para você.
Veja nesse link onde pode encontrar uma clínica, agende e faça um teste sem compromisso...

http://www.phonak.com/br/b2c/pt/support.html

Quanto a aposentadoria. Você pode ver todos os requisitos nesse link abaixo.

http://www.previdencia.gov.br/noticias/rgps-tire-suas-duvidas-sobre-a-aposentadoria-especial-para-pessoa-com-deficiencia/

O MAIS IMPORTANTE ... Faça um teste grátis sem compromisso

Continuamos a disposição no 0800 701 8105

Abs
Equipe Amigos da Audição


Daniele: 05/09/2014

Boa tarde! Meu filho tem 13 anos e possui perda auditiva bilateral severa moderada, gostaria de saber quais beneficios ele tem direito e onde e como procurar. Grata pela atenção.

EQUIPE AMIGOS DA AUDIÇÃO: 08/09/2014
Olá Daniele.
Na verdade todo deficiente possui direitos em diversas áreas.
Observe esse link abaixo ...

http://amigosdaaudicao.com.br/?cat=12

Seria interessante você me detalhar qual tipo de benefícios você procura ?

Abs
Equipe Amigos da Audição

Daniele: 08/09/2014
Todos e quaisquer beneficio gostaria de ter conhecimento, no momento ele não possui nenhum.


Delma Cristina Lima: 12/09/2014

Boa tarde!
fiz minha audiometria hoje mas não entendo bem o resultado, alguém pode ajudar-me?
LRF: 85 dB OD /40 dB OE
IRF: 110 dB OD / 80 dB OE
MONO: OD 88% / DISSIL: 92%
OE 84% / :100%
conclusão
Perda auditiva condutiva moderada na OE e severa na OD

EQUIPE AMIGOS DA AUDIÇÃO: 12/09/2014
Olá Delma,
Tudo bem ?
OD = Orelha Direita
OE = Orela Esquerda

O exame indica que você tem uma perda auditiva CONDUTIVA
É importante que você retorne ao otorrinolaringologista para analisar "em detalhes".
As vezes pode ser uma perda auditiva que você precisa usar aparelhos, mas as vezes é algo mais simples, apenas remédio e tratamento de limpeza no canal já podem solucionar.

Mas só quem pode lhe dar esse diagnóstico é um especialista, por isso retorne ao otorrino para verificar.
Qualquer dúvida, entre em contato, estamos a disposição...

Abs
Equipe Amigos da Audição


Fauser R. Zavarco: 22/09/2014

Olá, pessoal. Tenho 50 anos de idade e 34 de contribuição no INSS. Sofri um acidente de moto em 1986 e fiquei completamente surdo do OD e moderado no OE. Já passei por todas as fases da aposentadoria por deficiência, somente aguardando o fim do processo. Minha preocupação é referente ao adesivo no carro, pois já fui parado pela polícia por não dar passagem para a sirene ligada.
Tentei verificar no site do Detran e não tive sucesso. Obrigado!

EQUIPE AMIGOS DA AUDIÇÃO: 22/09/2014
Olá Fauser. Tudo bem ?
Você tem razão. Existe um adesivo que você pode colocar em seu carro.
Entre em contato com o Detran de sua região para verificar como proceder. Só eles podem lhe fornecer as instruções!

Mas Fauser, eu se fosse você, me focava em resolver seu problema de audição.
Você já foi em um clínica verificar sua audição, soluções e etc ? O que lhe foi informado ?

Abs
Equipe Amigos da Audição

Fauser: 30/09/2014
Sim, já verifiquei. Foi um acidente de moto que me rendeu a perda total da audição direita e perda moderada da audição esquerda. O maior problema é o zumbido que apareceu, que mascara o restante da audição esquerda. O maior problema é que quase não escuto e já fui parado pela polícia, por não dar passagem à sirene. Só consigo escutar a sirene dos bombeiros. Estou fazendo várias tentativas para amenizar o zumbido, mas por enquanto sem sucesso. Obrigado


Carina: 01/10/2014

Boa tarde!
Eu fiz exame audiométrico e constou uma perda auditiva leve. Gostaria de saber se posso exercer a função de operadora de telemarketing ou isso agravaria o problema?
Desde já agradeço.

EQUIPE AMIGOS DA AUDIÇÃO: 02/10/2014
Olá Carina. Tudo bem ?
É muito difícil o problema se agravar por esse motivo se forem bons equipamentos.
Abs
Equipe Amigos da Audição


Jessica Dressler: 04/10/2014

boa tarde,

Meu filho, Pedro , de 2 meses fez o exame Bera e foi constado perda auditiva sensorial de grau moderado na orelha direita(onda V detectada até a intesidade de 50 dB nHL) e grau leve na orelha esquerda (onda V detectada até a intensidade de 40 dB NHL. Marcamos um otorrino mas ainda não chegou a data da consulta. Tenho algumas duvidas, se alguém puder me responder, agradeço:

Tem tratamento? Ele vai poder ouvir e falar normal se tratar? Tera que usar aparelho auditivo por algum tempo ou para sempre?

Agradeco

Jessica

EQUIPE AMIGOS DA AUDIÇÃO: 06/10/2014
Bom dia Jessica.

Sim tem tratamento, hoje praticamente todos os graus de perda auditiva podem ser tratados com uma tecnologia apropriada.
Agora irá iniciar o processo para adaptação dos aparelhos auditivos, recomendamos que você faça de tudo para que seu filho comece a suar aparelhos auditivos o mais cedo possível, isto vai permitir que ele aproveite o máximo das vantagens oferecidas , para o desenvolvimento da fala;

Lembre-se que vocês não estão sozinhos o profissional de saúde auditiva irá te aconselhar e estará a disposição para te ajudar. Entre em contato conosco através do 0800 701 8105 para maiores informações.

Abs
Equipe Amigos da Audição


José augusto: 08/10/2014

Boa tarde me chamo augusto tenho 29 anos ,perdi 90% da audição do ouvido esquerdo por uma pancada na cabeça jogando bola fiquei com sintomas de labirintite queria saber se existe algum tratamento ou até mesmo cirugia que possa reverter esse processo ? Desde já agradeço pela atenção de vcs.

EQUIPE AMIGOS DA AUDIÇÃO: 16/10/2014
Oi Augusto, hoje temos diversas soluções audiológicas tanto para sua perda auditiva quanto tratamentos para labirintite. A sua labirintite pode melhorar com o uso de aparelho auditivo, pois ele vai estimular as células do ouvido. Procure um profissional de saúde auditiva para fazer uma avaliação mais detalhada assim poderemos ver qual a melhorar solução auditiva para seu caso. Entre em contato com nossa equipe para agendarmos uma consulta SEM COMPROMISSO em um de nossos pontos de atendimento. 0800 701 8105

Abs
Equipe Amigos da Audição


Rose Hathaway: 09/10/2014

Tenho deficiência auditiva leve no ouvido esquerdo e de leve a moderada no direito, todos os dois com zumbidos insuportáveis. A médica sugeriu que eu devo usar aparelhos auditivos nos dois ouvidos, mas confesso que estou bastante relutante porque além de tudo, parece que aquele que fica dentro do ouvido não serve no meu caso por conta do zumbido e estou meio constrangida de usar aqueles que ficam por fora da orelha, ainda mais porque eu uso óculos e não faço absolutamente nada sem eles. Alguém pode me dizer se com esse tipo de deficiência, é de fato imprescindível que eu use os dois aparelhos? É que eu descobri minha deficiência há poucos dias e confesso que está bem difícil de assimilar que tenho que conviver com isso pelo resto da minha vida e que ainda pode piorar. Obrigada desde já.

EQUIPE AMIGOS DA AUDIÇÃO: 16/10/2014
Bom Dia Rose,
É normal se sentir assim, são muitas informações para assimilar, mas não se preocupe tudo vai dar certo. Bom, o ideal seria o uso dos aparelhos auditivos nas duas orelhas já que ambas possuem uma perda de audição. Caso você coloque em apenas uma orelha, somente ela estaria funcionando adequadamente e a origem do som não poderia ser discriminada. A qualidade do som é melhor quando ouvimos dos dois lados. A fala recebida somente por uma orelha parece abafada e a discriminação também ficaria mais difícil. Hoje temos aparelhos auditivos para pessoas que possuem zumbido, além de amplificar o som eles tem recursos disponíveis para melhorar o seu zumbido. Procure um profissional de saúde auditiva ele poderá te dar maiores informações à respeito das tecnologias existentes, faça o teste! Em relação ao uso dos óculos fique tranquila o aparelho auditivo não irá atrapalhar hoje temos aparelhos bem discretos.
Se quiser mais sugestões, entre em contato conosco no 0800 701 8105.

Abs
Equipe Amigos da Audição


samilly: 16/10/2014

oi meu nome é samilly,tem perda auditiva condutiva bilateral curvas timpanométricas tipo b, presença de reflexo acústicos em 2000-4000 Hz com ausência nos outro frequências em presença contralateral em orelha direita e presença de reflexo contralateral em 1000 Hz,frequências e reflexos no ouvido esquerdo. podeira mim explicar com é isso e ,sim tenho um benefícios. E outra pergunta ,tem dificuldades de ouvido, e muitas vezes sofro com isso ,pq quero fazer um vestibular ,quais os meus benefícios na faculdade.

EQUIPE AMIGOS DA AUDIÇÃO: 21/10/2014
Oi Samilly, tudo bem? Obrigada por entrar em contato com a gente. Em primeiro lugar você precisa passar pelo um otorrinolaringologista para cuidar da sua perda condutiva, pela timpanometria ter apresentado uma curva tipo B provavelmente você está com secreção no ouvido, e enquanto não for tratada você terá dificuldades para ouvir. Assim ele passará medicação que poderá resolver sua dificuldade, caso não resolva hoje temos diversas soluções auditivas para te ajudar, e você poderá prestar vestibular sem problemas.
Abs
Equipe Amigos da Audição


samilly: 08/11/2014

muito obrigada.


samilly: 08/11/2014

e quais essas diversas soluções auditivas.


Ewald Jan Scherner: 09/11/2014

Tenho 72 anos e recebo a aposentadoria pelo INSS. Em 2010 me submeti á uma cirurgia "Descompressão dos nervos cranianos". O resultado da cirurgia foi bastante negativo. Durante a cirurgia ocorreu uma hemorragia forte e fiquei com diversas sequelas. Sofri um AVC, o nervo auditivo e o nervo vestibular do OD foram lesionados, bem como o nervo occipital. No OD fiquei surdo e devido a hemorragia o sangue se espalhou pelo cérebro, que aparentemente afetou OE. Fui examinado no exterior e ficou constatado que nem um aparelho auditivo e nem um implante coclear seria apropriado para o OD. Para a OE estou usando um aparelho auditivo, mas um implante coclear vai ser necessário. Eu quis comprar um automóvel sem IPI, mas foi rejeitado. Da minha aposentadoria está sendo descontado Imposto de Renda. O que eu posso fazer nesse caso?
No caso do Fauser posso dizer o seguinte: você está falando em um adesivo? Que tipo de adesivo é este? Eu utilizo também adesivos na frente e atrás, mas somente os adesivos não vão resolver o problema, pois os adesivos (cadeira de rodas) qualquer um pode comprar. Você necessita a Credencial para Deficientes, como eu tenho.

EQUIPE AMIGOS DA AUDIÇÃO: 10/11/2014
Olá Ewald,

Em nome dos Amigos da Audição agradecemos seu contato. Entendemos que a perda auditiva é algo que não afeta somente sentido de ouvir, mas também tem consequências na vida social e emocional da pessoa que tem deficiência auditiva, dos familiares e amigos que convivem com ela. Por isso, para questões relacionadas a deficiência auditiva, assim como outras deficiências, é fundamental que busquemos sempre o profissional especialista no assunto. O Blog Amigos da Audição conta com profissionais que respondem para questões exclusivas sobre Saúde Auditiva, como o Fonoaudiólogo, que é responsável pela promoção, prevenção, avaliação, orientação, terapia e aperfeiçoamento dos aspectos da comunicação e audição.

Para saber mais informações sobre direitos e benefícios do deficiente auditivo, sugerimos que você tire suas dúvidas no Fórum para Perguntas Jurídicas Online no link a seguir:

Link: http://jus.com.br/forum/7697/portadores-de-deficiencia-auditiva-tem-direito-a-algum-beneficio-do-governo/

Para atendê-lo(a) de maneira especializada e qualificada, informamos que estamos a disposição para maiores esclarecimentos ou dúvidas sobre assuntos diretamente relacionados a Saúde Auditiva.

Abs


Adélia Bolzam: 10/11/2014

Olá!
Meu nome é Adélia, tenho 36 anos e tenho deficiência auditiva nos dois ouvidos, porém a do ouvido direito piorou muito nos últimos meses, sem aparelho não escuto nada.
Demorei muito pra começar a usar o aparelho por vergonha, revolta entre outros sentimentos. Ainda hoje reluto em usar em lugares públicos, faço o possível para esconder.
Perdi meu emprego e está bastante difícil achar outro. Não tenho nenhuma vida social por medo de assumir minha surdez e as pessoas me acharem um ET.
Existe algo que eu possa fazer para não perder mais ainda a audição? Minha família não tem muita paciência comigo pq não escuto e gritam muito, oq pra mim é pior; ou me excluem das conversas.
Gostaria de saber se existe algum benefício, um grupo de apoio, pra trocar experiências e ajudar.
Agradeceria muito se vocês pudéssem me responder.
Obrigada

EQUIPE AMIGOS DA AUDIÇÃO: 11/11/2014
Bom Dia Adélia, é normal se sentir assim, são muitas informações para assimilar, mas não se preocupe tudo vai dar certo. Bom o ideal seria o uso dos aparelhos auditivos nas duas orelhas já que ambas possui uma perda de audição. Caso você use em apenas uma orelha, somente ela estaria funcionando adequadamente e a origem do som não poderia ser discriminada. O mais importante é que a qualidade do som é melhor quando ouvimos dos dois lados. A fala recebida somente por uma orelha parece abafada e a discriminação também ficaria mais difícil.. é importante aceitar a perda auditiva como uma realidade e informar-se sobre as soluções disponíveis, ninguém vai ficar te olhando como um “ET”, lembre que quanto menos o aparelho você usar mais difícil vai ficar para você se comunicar, hoje temos no mercado aparelhos auditivos discreto, que quase não aparecem, além do aparelho invisível que fica na orelha por dias sem precisar tirar para dormir ou tomar banho.
Procure um profissional de saúde auditiva ele poderá te dar maiores informações à respeito das tecnologias existentes. Se preferir, entre em contato conosco no 0800 701 8105. Abs Equipe Amigos da Audição


DAYANE: 03/12/2014

TENHO UMA FILHA DE 2 ANOS. E PROVAVELMENTE ELA TA COM PERDA DE AUDIÇÃO NOS DOIS OUVIDOS PROFUNDA. GOSTARIA DE SABER SE COM APARELHO OU CIRURGIA ELA VAI PODER OUVIR E FALAR? OU E MUITO DIFICIL

EQUIPE AMIGOS DA AUDIÇÃO: 03/12/2014
Sra Dayane, bom dia.
Já houve alguma intervenção ou tratamento ?
Uma deficiência auditiva profunda no desenvolvimento da criança, se não houver intervenção, a fala e a linguagem dificilmente irão se desenvolver. Se houver uso do aparelho auditivo e intervenção terapêutica intensa, a fala e a linguagem podem ser desenvolvidas, embora de maneira lenta e com dificuldade.
O ideal é que ela seja atendida em um de nossos centros auditivos, assim os nossos profissionais poderão analisar os exames que ela já possui e realizar outras avaliação para lhe fornecer todas as respostas que com certeza precisa. A avaliação em nosso centro auditivo é gratuita! Nos informe onde reside e lhe informaremos o local mais próximo, ou se preferir nos contate em nossa central 0800 701 8105. Abs


Jaldo Silva: 03/12/2014

Olá, Fui demitido recentemente de uma empresa multinacional como perdas neurosensorial moderada de 51 no OD e leve de 30 no OE, nos exames que sãofeitos anualmentemostramclaramente que quando entrei em 2025 não tinha perda, porém na saida em2014 (quase 10anos) conforme informado acima. Sou tecnico de campo, uso o celular para fazer em campo (na rua) testes de radio frequencia nas antenas (sites) ou seja fico usando o celular quase o dia todo para fazer os testes em conjunto com as centrais das operadoras (tim,vivo,claro). Na demissao o medico do trabalho me informou que as perdas são pequenas e não atrapalha a entrada em outra empresa e que as perdas não são por excesso de ruido acima de 85 db.Mesmo não sendo por ruido, tenho algum direito, visto que entrei bom na empresa conforme audiometrias feita pela propria empresa.
Abçs

EQUIPE AMIGOS DA AUDIÇÃO: 03/12/2014
Olá Jaldo,

Tudo bem ?

Sinto pelo ocorrido, mas para saber mais informações sobre direitos no trabalho, sugerimos que você tire suas dúvidas no Fórum para Perguntas Jurídicas Online no link a seguir:

Link: http://jus.com.br/forum/7697/portadores-de-deficiencia-auditiva-tem-direito-a-algum-beneficio-do-governo/

Quanto sua "perda auditiva", nós temos soluções e caminhos para lhe auxiliar. Não deixe de escutar os sons da vida!

Abs
Equipe Amigos da Audição


samilly: 05/12/2014

Se eu,não quizer fazer a cirurgia,mais eu quero usar o aparelho eu posso.

EQUIPE AMIGOS DA AUDIÇÃO: 05/12/2014
Olá Samilly. Muito difícil passar essa recomendação. Precisamos analisar o seu caso, seus exames e somente assim lhe direcionar a solução correta. Entre em contato conosco no 0800 701 8105, detalhe seu problema a um especialista que ele vai lhe direcionar a melhor local para ser atendida, sem compromisso. Absé


Deixe seu Comentário

Lyric