Voltar para home
"Um projeto onde médicos, fonoaudiólogos, professores, pessoas com dificuldade auditiva e familiares possam trocar informações e experiências sobre saúde auditiva."
EMAIL: contato@amigosdaaudicao.com.br
Fonoaudióloga Responde
fale com a fono

Perda auditiva aumenta risco de morte prematura

26/01/2016

Perda auditiva em pessoas idosas

Perda auditiva, em pessoas idosas, aumenta risco de morte prematura, segundo estudo realizado nos Estados Unidos.
Idosos com perda auditiva têm um alto risco de morte prematura comparado com idosos sem perda auditiva, segundo estudo.

Após ser feito uma adaptação das características demográficas e fatores de risco cardiovasculares, o estudo revelou que a perda auditiva pode aumentar entree 39% e 21% o risco de morte prematura, em indivíduos com perda auditiva de grau moderado e severo, respectivamente, comparado com indivíduos sem perda auditiva.

“Numa linguagem simples, quanto pior for a perda auditiva, maior será o risco de morte prematura”, afirma o responsável pelo estudo, Kevin Contrera, em um comentário para a pesquisa.

Os especialistas enfatizam que os resultados não comprovam que deficiência auditiva, por si só, abrevie os dias. Os autores referem que os mecanismos relacionados aos dados incluem correlações de causa de perda auditiva com funções cognitiva, mental e física.

O estudo foi realizado por Kevin J. Contrera e colegas de uma universidade em Baltimore, nos Estados Unidos, Johns Hopkins University School of Medicine e consiste de 1666 pessoas idosas com a idade 70 anos, ou acima, que se submeteram a um teste de ergometria. O estudo foi publicado na revista de otolaringologia JAMA Otolaryngoly – Head and Neck Surgery.

Aparelho auditivo diminui risco de morte
Um estudo realizado na Islândia também mostrou que homens idosos, com perda auditiva, têm uma incidência de morte prematura maior que outras pessoas sem perda auditiva. No entanto, os usuários de aparelho auditivo têm, em geral, um risco mais baixo que os não usuários.

Entre os dados fornecidos pela pesquisa, consta que os usuários de aparelho auditivo são mais saudáveis que os não usuários. As pessoas que usam aparelho auditivo também declararam se sentirem menos cansadas e exaustas. No entanto, um dos efeitos mais benéficos do uso de aparelho auditivo diz respeito a comunicação e interação, eles possibilitam à vida social.

Fontes: www.onmedica.com ,www.reuters.com, ageing.oxfordjournals.org and www.ncbi.nlm.nih.gov , www.ehima.com (EuroTrak) and the report “Evaluation of the Social and Economic Costs of Hearing Impairment", published by Hear-it AISBL.

Voltar

0 Comentário(s)


Deixe seu Comentário

FALE CONOSCO
captcha
Lyric