Voltar para home
"Um projeto onde médicos, fonoaudiólogos, professores, pessoas com dificuldade auditiva e familiares possam trocar informações sobre saúde auditiva."
EMAIL: contato@amigosdaaudicao.com.br
Fonoaudióloga Responde
fale com a fono
Coluna - Lak Lobato

Cuidados com as próteses auditivas

05/01/2016

É engraçado como a gente fala do aparelho auditivo (ou implante) como um acessório que a gente pendura no orelha e ouve através dele e é isso.

Mas, se você olhar bem, aparelho/implante auditivo, é muito mais do que um mero acessório.  É algo que nos proporciona qualidade de vida, que nos dá oportunidade de escutar melhor em situações onde a audição é necessária (uma aula, uma reunião, uma palestra, uma festa, etc.), algo que, inclusive, nos permite aprimorar nosso conhecimento e nos desenvolver mais como pessoas. Vai depender de como cada um aproveita o som que ouve através da prótese.

Porém, quando falamos de uma tecnologia, é importante que por mais que a gente ame a prótese como um filho, não deixemos também de cuidar dela como um filho, fazendo a nossa parte.

E o que significa cuidar? Significa zelar pelo bom funcionamento, significa protegê-los de eventuais ameaças ambientais (umidade, maresia, calor, etc.), significa realizar as manutenções periódicas.

Qualquer tecnologia precisa de cuidados. Não é porque os cuidados são diferentes de um ser vivo, que pode morrer, que devemos negligenciar os cuidados diários de conviver com uma prótese, uma tecnologia que nos proporciona qualidade de vida.

Da nossa parte, os cuidados devem ser diários também, já que usamos os aparelhos diariamente. E como podemos proceder?

- Use e abuse dos desumificadores. Umidade não é amiga de nenhuma tecnologia, porque abre precedente para ferrugem. No caso das próteses auditivas, ferrugem significa oxidação das peças e falência geral do funcionamento da prótese. Por isso, coloque diariamente – ou todas as vezes da semana que for possível – seu aparelho no desumidificador durante a noite.

- Se o seu desumidificador é elétrico e necessita de pastilhas de sílica gel, troque-as regulamente. Elas tem capacidade máxima de absorção de umidade, tal como uma esponja e, quando estão cheias, perdem a capacidade de absorver a umidade e o desumidificador perde sua eficiência.

- Se você não tem um desumificador elétrico à mão (numa viagem, por exemplo) improvise uma versão caseira, utilizando um pote com tampa e sachê de sílica gel.

- Em dias de calor, daqueles que você transpira até o último fio de cabelo, limpe sua prótese com um pano seco, antes de colocá-la para repousar no desumificador.

- Se você utiliza baterias recarregáveis, siga à risca as regras do fabricante (todo manual tem isso) em relação ao uso do carregador.

- Se você utiliza baterias descartáveis, lembre-se que não é aconselhado que elas sejam colocadas no desumidificador. E que, para aparelhos auditivos, é aconselhável retirá-las do compartimento durante a noite. Como essas baterias tem uma duração relativamente grande nos aparelhos auditivos convencionais (entre 15 e 21 dias), essa medida evita que possíveis vazamentos corrompam os componentes internos do aparelho.

- Realizar uma limpeza periódica com uma escovinha seca de cerdas macias também pode ser útil, para retirar resíduos sólidos que eventualmente grudem no aparelho.

- Se você estiver na rua e acabar a bateria da sua prótese, não jogue-a de qualquer jeito na bolsa. Leve sempre com você um compartimento (uma caixinha, uma nécessaire) adequada para transportá-lo e mantê-lo seguro até chegar em casa.

- Leve regularmente seu aparelho para manutenção e procure a assistência técnica autorizada sempre que houver sinais de problemas.

Próteses auditivas são feitas para durar o máximo possível, embora a gente saiba que elas precisam ser trocadas eventualmente, seja porque nossa perda auditiva aumenta, seja porque desenvolvem uma tecnologia mais avançada. Porém, se cuidarmos com carinho desses nossos companheiros, a vida útil deles será a melhor possível.

Beijinhos sonoros,

Lak Lobato


0 COMENTÁRIO

MANDE O SEU COMENTÁRIO




*Todos os campos são obrigatórios