Voltar para home
"Um projeto onde médicos, fonoaudiólogos, professores, pessoas com dificuldade auditiva e familiares possam trocar informações sobre saúde auditiva."
EMAIL: contato@amigosdaaudicao.com.br
Fonoaudióloga Responde
fale com a fono
Coluna - Lak Lobato

Cuidados com suas próteses auditivas

13/11/2015

Você utiliza prótese auditiva, seja ela implantada ou não, a sua vida se torna melhor, graças à qualidade de vida que você consegue ter por causa dela. Ouvir o barulho do mar, ouvir a risada dos amigos, o choro do seu bebê, a voz da sua mãe, a sua professora falando, o seu chefe explicando as tarefas do dia... A lista é infinita, afinal, vivemos num universo extremamente sonoro.

Porém, você cuida das suas próteses tão bem quanto ela cuida de você? Então, o texto de hoje são algumas dicas para prolongar a vida dos seus amados aparelhinhos.

 - Umidade é o maior inimigo de qualquer tecnologia, seja ela de função médica ou não. No nosso caso, usar regularmente um sistema de desumidificação pode representar um aumento considerável na vida útil do seu aparelho. O desumidificador pode ser elétrico ou "analógico", não importa. O importante é que seu aparelho passe algumas horas por dia (ou por semana) dentro do desumidificador. O "analógico" que citei, é uma forma caseira de improvisar: um pote com fecho hermético, um vidro, uma caixinha e um sachê de sílica gel, por exemplo. Eu costumo usar essa versão quando faço viagens rápidas. Uso um case típico de levar celular pra praia (que tem aquele fecho de vedação) e dois sachês de sílica gel e ponto. Os meus aparelhos dormem lá a noite toda.

 - Suor também não ajuda muito e deve ser devidamente "tratado". Como? Secar o aparelho no final do dia, com um pano seco, antes de colocar no desumidificador é uma forma de prevenir contra o suor da academia, por exemplo. Porém, se você mora num lugar quente e úmido, a dica seria usar uma proteção extra de latéx (dá para comprar pronto na internet ou improvisar com luvas de látex, cortando os dedos da luva, tirando o talco e vestindo no aparelho) ou até o case de proteção de usar aparelho na água (quando seu modelo oferece essa opção, claro).

 - Poeira, areia e pó em geral: se seu aparelho for exposto a isso, limpe sempre com um pano seco e macio, como uma flanela, por exemplo. E cuidado para não arranhar o aparelho, em caso de areia.

  - Na hora de guardar o aparelho na bolsa ou mochila, use sempre uma caixinha ou necessaire adequada para comportá-lo com o cuidado que ele merece. Jogar dentro da mochila, de qualquer jeito, expõe o aparelho ao risco de quebra.

 - O calor também não é o melhor amigo dos aparelhos, portanto, evite deixar o aparelho exposto ao sol ou num ambiente muito quente (por exemplo, a cozinha).

 - Animais de estimação são lindos e nossos melhores amigos, mas eles nem sempre entendem a função essencial dos aparelhos na nossa vida. Portanto, evite deixar o aparelho num local onde seu cachorro/gato/”whatever” possam pegar e comer. Acredite se quiser, rola bastante relato de gente que teve o aparelho completamente destroçado por um animalzinho que não tinha noção do que era aquele item.

 

Beijinhos sonoros,

Lak Lobato


0 COMENTÁRIO

MANDE O SEU COMENTÁRIO




*Todos os campos são obrigatórios