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Coluna - Lak Lobato

Aprimorando seu aprendizado em sala de aula

09/11/2015

Você (ou seu filho) utiliza implante coclear (ou outra tecnologia auditiva) e tem dúvidas de como poderia potencializar o aprendizado em sala de aula?

A primeira coisa que você precisa saber é que existem diversas tecnologias e formas de acessibilidade que tornam o aprendizado mais fácil e eficaz. Foi-se o tempo que uma pessoa com deficiência auditiva era obrigada a se virar sozinha em sala de aula.

Abaixo, listei algumas coisas que podem facilitar muito o aprendizado e que tornam a experiência escolar muito mais rica e acessível:

Sistema FM - a maior dificuldade que um usuário de prótese ou implante auditivo tem em sala de aula é conseguir ouvir bem o professor, com todos os ruídos ambientes que competem com a voz dele, por exemplo: eco e reverberações, vozes dos outros alunos, barulho das outras salas, ruídos do trânsito próximo à sala, etc. Para isso, existe um acessório bastante conhecido chamado Sistema de Frequência Modulada. Basicamente, é um transmissor de som em frequência fechada, formado por duas partes: um transmissor (microfone, que fica com quem está dando a aula/palestra) e um receptor (que fica acoplado no aparelho/implante da pessoa). O que ele faz é colocar a voz da pessoa que fala no transmissor mais alta que o ruído ambiente, permitindo que o usuário de uma tecnologia auditiva ouça melhor o professor ou palestrante.

ROGER - É um sistema similar ao FM, mas que utiliza uma tecnologia wireless 2.4 GHz e que, por ser digital, tem um som mais puro, claro e com maior alcance que o FM tradicional. É compatível com as mesmas próteses auditivas que podem utilizar o Sistema FM.

Aro Magnético - Supondo que você (ou o seu filho) estude numa escola ou universidade maravilhosa, que possui vários alunos com deficiência auditiva que frequentam uma determinada sala e que prefiram adaptar a sala aos usuários de próteses auditivas convencionais ou implantáveis. O que poderia ser feito? Instalar um transmissor maior para mandar o som diretamente para todos os usuários de próteses auditivas. Funciona da mesma forma que os outros sistemas de transmissão de som: através de um microfone e de um receptor. No caso, o receptor é a Telebobina (ou telecoil) que a maioria dos aparelhos e implantes costumam ter (tecla T). O Aro Magnético serve para converter o som da fonte principal transmitida através do microfone, numa frequência específica que será devidamente captada por quem estiver com a telebobina ativada, eliminando os ruídos ambientes. Aqui no Brasil é pouquíssimo conhecido e raro de encontrar, mas nos EUA e Europa já é amplamente utilizado.

Professor de Apoio - Muito indicado para crianças em idade de alfabetização, o professor de apoio é um auxiliar que trabalha junto com a criança, durante todo o período em que ela estiver em sala de aula. Ele pode auxiliar na tradução do conteúdo dado pelo professor principal, pode atuar no reforço da matéria proposta, pode ajudar na interpretação de texto, etc. Geralmente, pode ser solicitado nas escolas (principalmente as escolas municipais e estaduais) e acompanha o aluno por todo o período escolar.

Intérprete de Libras - Indicado para qualquer criança, adolescente e adulto que tenha ou queria ter fluência na língua de sinais. O intérprete traduz todo o conteúdo falado/escrito na lousa pelo professor para a língua de sinais, de modo que fique 100% compreensível e acessível para o aluno. Ele também faz a tradução inversa, ajudando o aluno a se expressar em sala de aula. É um direito garantido por lei e que pode ser solicitado na secretaria da escola/universidade, conforme a necessidade. Muitas vezes, é oferecido sem que seja necessário solicitação prévia. 

Intérprete Oralista - Tem a mesma função do intérprete de sinais, com a diferença da interpretação ser feita de forma oral e em português. Já tive experiência com esse tipo de intérprete e admito que eles ajudam demais na compreensão completa do que é falado no ambiente. Esse é o mais indicado (além do professor de apoio) para quem utiliza apenas a leitura labial como forma de comunicação. 

Estudar sem audição perfeita pode ser uma experiência mais complexa, mas hoje em dia, acessibilidade e inclusão escolar já viraram lei, basta que encontremos a forma mais adequada à nossa condição e necessidade.

Uma última observação: ensino a distância com aulas legendadas também pode ser uma excelente opção para quem já passou do período de alfabetização, né? Basta procurar algum estabelecimento que tenha essa opção de aulas disponíveis ou pedir para que a sua universidade ofereça esse serviço.

 

Beijinhos sonoros,
Lak Lobato


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