Voltar para home
"Um projeto onde médicos, fonoaudiólogos, professores, pessoas com dificuldade auditiva e familiares possam trocar informações sobre saúde auditiva."
EMAIL: contato@amigosdaaudicao.com.br
Fonoaudióloga Responde
fale com a fono
Coluna - Lak Lobato

Por que participar de eventos de implantados?

19/10/2015

Logo que eu comecei a conviver com pessoas com deficiência auditiva na internet – já que na vida real, eu tive muito pouco contato com outros surdos ao longo da vida — percebia que era comum as pessoas marcarem de se encontrar com certa frequência, sob o tema "encontro de alguma coisa".

Confesso que eu nunca fui dessas pessoas muito chegadas a festa e que sempre fui meio ressabiada para encontrar gente da internet, ainda mais em eventos com muita gente.

Quis o destino que eu criasse o DNO, meu blog e começasse a ter muito contato com usuários de implante coclear e percebi que implantados não fugiam à regra e se encontravam por todos os cantos do Brasil.

Depois de muito enrolar – levei uns 2 anos para participar de algum evento – finalmente acabei cedendo aos convites (e apelos) dos amigos e finalmente estive num encontro de implantados. Admito que algo em mim renasceu naquele dia. Foi uma emoção única e especial, ter tantas pessoas com histórias parecidas com a minha, compartilhando experiências que poderiam me ajudar quanto às minhas dúvidas, que estavam interessados no que eu tinha para contar da minha vida.  Era um momento nosso! E eu era parte desse "nós".

A partir desse dia, eu comecei a levar a sério a presença em eventos sempre que possível. Muita gente eu conhecia da internet havia longa data e era como reencontrar velhos amigos, que eu nunca tinha visto na vida.

Eu descobri que existem vários modelos de eventos. Tem aqueles “encontrinhos” informais que a gente marca no shopping. Tem encontros formais que são verdadeiras festas de confraternização. Tem encontros organizados por profissionais, onde temos palestras e debates, onde podemos aprender muito sobre a parte técnica do implante, sob o olhar atento dos profissionais, para esclarecer as nossas dúvidas. E todos os tipos de encontros são importantes para que a gente viva plenamente a experiência de ser implantado.


Nesses encontros, a gente conhece gente como a gente, cria laços para a vida toda. A gente descobre que a vida precisa ser vivida em sintonia com pessoas parecidas conosco. Porque, como disse um poeta, a alegria só tem sentido quando é compartilhada.

Eu participo de encontros de implantados várias vezes por ano, em várias cidades do País. E digo que todo implantado que tenha oportunidade deveria participar, pelo menos de vez em quando. Seja para fazer novos amigos, seja para aprender com a experiência dos colegas-de-implante, seja para ajudar alguém que ainda tem dúvidas e cujo conhecimento sobre a sua história pode fazer toda a diferença!

Se você usa ou pensa em usar o IC e for convidado para um encontro de implantados na sua cidade ou região, aceite. Garanto para você que essa experiência vale a pena!

Beijinhos sonoros

Lak


0 COMENTÁRIO

MANDE O SEU COMENTÁRIO




*Todos os campos são obrigatórios