Voltar para home
"Um projeto onde médicos, fonoaudiólogos, professores, pessoas com dificuldade auditiva e familiares possam trocar informações sobre saúde auditiva."
EMAIL: contato@amigosdaaudicao.com.br
Fonoaudióloga Responde
fale com a fono
Coluna - Lak Lobato

Hora de recarregar as energias

07/08/2015

pilhas amigos da audição

 

Uma das maiores preocupações de quem vai fazer ou acabou de fazer a cirurgia de implante coclear é o custo da manutenção e a maior dúvida, principalmente quando a pessoa já usava aparelhos auditivos, é quanto um Implante Coclear gasta de pilha.

A resposta não é tão simples, porque depende muito de como é a programação do seu IC, além da marca, do modelo e se você vai usar baterias recarregáveis ou pilhas comuns.

Dentre os modelos de Implantes Cocleares atuais praticamente todos possuem a opção de bateria recarregável ou pilhas comuns. Independente do modelo que você usará, no kit inicial entregue na ativação, você provavelmente vai receber mais de uma bateria recarregável, junto com um carregador e algumas pilhas comuns.

Aí, todo mundo que coloca o Implante Coclear, começa a ter dúvidas de qual é a melhor bateria para usar.

A princípio, essa é uma decisão de cunho pessoal. Há quem prefira as comuns, especialmente porque costumam durar o dobro (ou bem mais) que as recarregáveis.

Mas, a duração da carga, seja qualquer um dos modelos, depende da programação e do ambiente. Normalmente, quanto mais elaborada for a programação menos tempo as pilhas irão durar.

Nos primeiros meses, seu aparelho usará uma programação bem simples que consome muito pouca energia e você poderá usar o IC por vários dias sem trocar as baterias.  Conforme você for se adaptando às novas frequências, o aparelho tende a gastar mais energia, por isso é altamente recomendado não sair de casa sem baterias reservas ou você corre o risco de ficar sem ouvir mais nada no meio do dia.

O mesmo vale para a quantidade de ruídos processados. Quanto mais barulhento for o ambiente, menos tempo a bateria/pilha durará. Ouvir música durante horas também consome as baterias rapidinho. Outra coisa que pode diminuir a duração das pilhas/baterias é o uso do Sistema FM.

As pilhas comuns não são as mesmas utilizadas por aparelhos auditivos. O tamanho utilizado por implantes cocleares é o 675, de preferência que tenham escrito "Cochlear Implant" na embalagem. Elas vem em cartelas com 6 unidades e duram bem mais que as recarregáveis.

Ambas as formas de alimentação de bateria costumam ter resultados similares, embora os usuários tenham preferências pessoais.

A única coisa realmente ruim do IC é que tanto as pilhas (que são especiais para implante coclear), quanto as baterias são caras e não costumam ser fornecidas pelo SUS e, até onde sei, não são fabricadas no Brasil. A vida útil de cada bateria recarregável é de 2 anos e recarrega em questão de poucas horas.

Quando alguém me fala que fará o IC, essa é a primeira coisa que eu aviso: esteja preparado para gastar com pilha e bateria!

E se você já tem IC, dê uma olhadinha aqui no site do Amigos da Audição porque sempre tem promoções de pilhas. Esta semana, por exemplo, há uma promoção de pilhas com 50% de desconto!

 

Beijinhos sonoros,
Lak Lobato


0 COMENTÁRIO

MANDE O SEU COMENTÁRIO




*Todos os campos são obrigatórios