Voltar para home
"Um projeto onde médicos, fonoaudiólogos, professores, pessoas com dificuldade auditiva e familiares possam trocar informações sobre saúde auditiva."
EMAIL: contato@amigosdaaudicao.com.br
Fonoaudióloga Responde
fale com a fono
Coluna - Lak Lobato

A importância de compartilhar experiências sonoras

25/06/2015

Quando, há mais de seis anos atrás, decidi fazer um blog na internet para informar e compartilhar experiências sobre deficiência auditiva, eu não tinha a menor noção do quão importante seria meu trabalho.

Inclusive, demorei muito tempo para considerar o blog como um trabalho. Inicialmente, eu o via apenas como um passatempo (porque escrever sempre foi um passatempo maravilhoso para mim) e como uma forma de compartilhar informações apenas.

Com o passar do tempo, percebi que as pessoas se identificavam. Porque, tal como eu, a maioria dos surdos oralizados/usuários de próteses auditivas não costuma conviver muito com outras pessoas com condições auditivas similares e, por isso, acaba se sentindo sem muita identificação.

Meu blog cresceu de uma maneira surpreendente: ele registrou todo o meu caso do implante coclear, porque começou a ser escrito antes de eu fazer a primeira cirurgia de IC. E lá, ficou gravado meus anseios pré-cirurgia, meus medos e dúvidas, meus desejos e sonhos. Ele registrou os primeiros passos pelo universo sonoro. Meus deslumbramentos de descobrir como tudo faz barulho. Registrou também meus aprendizados com o segundo implante, que trouxe de volta minha capacidade de discriminar com clareza a fala.

E, junto com todo esse registro, ele trouxe a interação com outras pessoas que passavam e ainda passam por situações parecidas.

Conheci inúmeras pessoas que pensavam em operar e, junto com outras informações importantes, encontravam nas minhas palavras a inspiração para encarar uma cirurgia, para aguardar 30 dias de cicatrização, para estarem prontos para o grande dia (que nem sempre é tão grande assim, às vezes, é até bem sem graça) da ativação. E que estão sempre presentes compartilhando comigo as próprias experiências.

Eu vi crianças que nasceram surdas – e tinham pais desesperados quando conheci – serem implantadas, se desenvolverem e hoje tem um resultado surpreendentemente melhor que o meu. E outras cujo IC não teve um resultado tão surpreendente e a LIBRAS se tornou a língua materna, mas que ainda assim, são implantadas e gostam de ouvir. Porque, afinal de contas, a gente relaciona muito o IC à aquisição da linguagem, mas a princípio, o que ele realmente nos dá é o acesso aos sons. O que fazemos com esse som, é um detalhe à parte.

E eu recebi em troca desse trabalho algo muito mais valioso que valores monetários e que dinheiro nenhum no mundo seria capaz de pagar: amor, carinho, respeito, compreensão.

Diariamente, recebo emails de pessoas que estão começando a trilhar seus caminhos pelo universo do Implante Coclear. Diariamente, esclareço dúvidas, forneço informações, ajudo a chegar na pessoa/profissional adequado para oferecer a ajuda que precisam.

E diariamente recebo também elogios, palavras carinhosas, relatos emocionantes de pessoas cujas histórias se assemelham demais com a minha e graças ao blog, elas se uniram em algum momento.

Obviamente, nem todo mundo tem o mesmo interesse de ser uma fonte de informações sobre o implante coclear. Mas, de coração, eu acredito que pelo implante ainda ser uma novidade – embora já seja feito há mais de duas décadas, sua divulgação é algo mais recente – é extremamente importante que alguns de nós se disponham a compartilhar suas experiências.

Porque, por mais que os profissionais da área expliquem com maestria sobre o que é, para que serve, o que oferece, quais os resultados do implante coclear, é no momento em que ouvimos os relatos de outros usuários que firmamos a confiança de que queremos passar por essa experiência.

Por isso, se você é um usuário ou se convive com um usuário, não tenha receios de compartilhar suas experiências sempre que houver oportunidade.

Às vezes, o ponto de partida da jornada pelo universo sonoro de outra pessoa está em você. Eu acredito piamente nisso. Porque muitas histórias começaram junto com a minha! E para cada uma dessas pessoas, meu companheirismo e gratidão pela confiança eternos!

Amo todas as coisas que o implante coclear me proporciona e, acima de tudo, os amigos e a verdadeira família “cyborg” que fui ganhando ao longo do meu trabalho.

Incluindo os leitores desta coluna e ao blog Amigos da Audição por terem me permitido a oportunidade de compartilhar informações por aqui também. Sou imensamente grata por esta oportunidade!

 

Beijinhos sonoros,
Lak

 


0 COMENTÁRIO

MANDE O SEU COMENTÁRIO




*Todos os campos são obrigatórios