Voltar para home
"Um projeto onde médicos, fonoaudiólogos, professores, pessoas com dificuldade auditiva e familiares possam trocar informações sobre saúde auditiva."
EMAIL: contato@amigosdaaudicao.com.br
Fonoaudióloga Responde
fale com a fono
Coluna - Harry Thomas

Um protagonista surdo

08/08/2016

Convalescente por alguns dias um hospital, dividia o quarto com um rapaz bem humorado de uma tradicional família paulistana.

Na hora da visita conheci a mãe do rapaz, e por óbvio à época, contei a ela da minha deficiência auditiva.

Na visita seguinte lá vinha ela, aquela quatrocentona com um embrulho de presente. Era um livro que só vim a saber o seu motivo depois que a saborosa leitura invadia minhas entranhas.

O livro era Xamã, de Noah Gordon, e seu protagonista era o "xamã" um deficiente auditivo e médico.

Um resumo sem fazer spoiler é o da Livraria Saraiva que reproduzo abaixo:

"Estamos no século XIX, nos EUA, em pleno novo continente atravessado por lutas causadas pela mistura de raças. É tempo de perseguições sociais, destruição de populações indígenas e escravidão. É nesse cenário que desembarca o jovem escocês Cole, herdeiro de uma tradição que remonta à Idade Média, e que o faz perceber a iminência da morte. É aí, também, que ele entra em contato direto com os índios Sauks e Mesquakies, ao se instalar na fronteira do Illinois. Auxiliado pela mulher, chamada Makwa-ikwa, ele aprende técnicas milenares, que associa a seu conhecimento ocidental. Apaixonado pela ex-amante de um bandido, ele adota o filho dela e se torna pai de Xamã, o menino surdo. É através de Xamã que o leitor conhecerá as agruras da superação da deficiência, impulsionada por uma força de caráter inabalável, assim como o ensino das universidades de medicina então existentes e os primeiros hospitais. Contra um pano de fundo monumental, em que se destacam os horrores da Guerra da Secessão, desenrola-se a vida aparentemente simples de dois homens cativantes, cuja energia vital nasce da vocação para amar e curar seus semelhantes, sem preconceitos."

Em suma: é um livro emocionante e mostra que não há barreiras de estudo ou de profissão quando realmente se deseja algo.


0 COMENTÁRIO

MANDE O SEU COMENTÁRIO




*Todos os campos são obrigatórios