Voltar para home
"Um projeto onde médicos, fonoaudiólogos, professores, pessoas com dificuldade auditiva e familiares possam trocar informações sobre saúde auditiva."
EMAIL: contato@amigosdaaudicao.com.br
Fonoaudióloga Responde
fale com a fono
Coluna - Diéfani Piovezan

Meu filho sente vergonha de usar implante coclear ou aparelho auditivo. E agora?

27/07/2016

Como eu disse antes, tento trazer para a coluna assuntos diversificados, pertinentes, que interessem aos leitores, assuntos que vejo como recorrentes entre os usuários ou familiares.

Hoje vou falar um pouco sobre possíveis formas de ajudar seu filho a lidar com a própria surdez e o mais importante, faze-lo se sentir mais confortável com suas próteses auditivas. Lembrando que não existe uma fórmula mágica e eu estou dando apenas algumas dicas.

As dicas aqui dadas, em sua maioria são de minha experiência com crianças e adolescentes da época em que fazia faculdade de psicologia e experiências compartilhadas por pais e mães em grupos e fóruns sobre implante coclear.

Antes de mais nada, criança não gosta de se sentir diferente porque o diferente sempre é motivo para especulação. A criança se sente mal sendo o alvo e a situação tende a ficar um pouco mais tensa e complexa quando são adolescentes e a surdez acontece ou é descoberta nessa fase.

Sempre que algum pai ou mãe vem me procurar com dúvidas sobre o assunto, eu pergunto se ela já foi apresentada a outras pessoas da mesma faixa etária que também usam próteses auditivas, porque é importante conhecer um grupo com quantidade significante de pessoas que são iguais a ela, isso cria um sentimento de pertencimento e faz com que não se sinta só e único no mundo. Leve seu filho em encontros de deficientes auditivos, sempre tem algum rolando em algum lugar.

Uma vez que seu filho já se sente parte de um grupo e sabe que não está sozinho, é provável que a resistência em usar as próteses diminua (ou talvez se extinga), mas dependendo do modelo do aparelho ou se for implante coclear, pode ser que ele sinta vergonha do tamanho, da cor, do fato de que ele ficará a mostra, enfim, o problema se torna físico.

Para crianças menores, talvez seja legal recorrer a brinquedos como bonecas e ursos que usam próteses auditivas. Existem empresas especializadas com lojas online que vendem esse tipo de brinquedo. Empresas de implante coclear, têm seus mascotes, que no dia da ativação são entregues ao usuário e esse mascote geralmente é de pelúcia e com implante coclear bilateral. Se no dia da ativação não tiver recebido, peça.

Há ainda a possibilidade de customização das próteses auditivas. Algumas empresas fabricam adesivos especiais para próteses e no caso dos implantes cocleares, até mesmo para o controle remoto do IC. Algumas pessoas começaram a customizar os moldes e huggies das próteses de seus filhos e hoje fazem isso profissionalmente.

A customização é algo muito legal e bacana porque não somente dá para brincar muito e fazer várias modificações sempre que quiser, como ir customizando de acordo com a idade e os gostos do seu filho, as opções acabam se tornando infinitas, a ponto de deixar o seu filho não apenas mais confortável, mas também usar a prótese como um acessório fashion.

Tem alguma dica que deu certo com o seu filho e que não estava aqui? Compartilha com a gente nos comentários, a troca de experiências é importantíssima.

 

Beijos a todos. 


0 COMENTÁRIO

MANDE O SEU COMENTÁRIO




*Todos os campos são obrigatórios