Voltar para home
"Um projeto onde médicos, fonoaudiólogos, professores, pessoas com dificuldade auditiva e familiares possam trocar informações sobre saúde auditiva."
EMAIL: contato@amigosdaaudicao.com.br
Fonoaudióloga Responde
fale com a fono
Coluna - Diéfani Piovezan

Perda auditiva por idade avançada

01/06/2016

Você percebe se  seus avós, pais ou outras pessoas idosas possuem dificuldades em entender o que você diz? Muita gente acha que é a falta de atenção, entre outras coisas mas é muito provável que a causa seja a perda auditiva que ocorre por idade avançada. É importante não somente termos paciência, mas também procurar formas de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

A perda auditiva por idade avançada é a perda que ocorre gradualmente na maioria das pessoas conforme envelhecem. É uma das condições mais comuns em adultos idosos. Ter problemas de audição nessa idade pode tornar mais difícil a comunicação e até mesmo levar o idoso a um certo isolamento e diminuindo a  estimulação mental.

Esse tipo de perda ocorre geralmente em ambas as orelhas e as afetando igualmente. Como a perda é gradual, às vezes ela não é notada, tanto quem é diagnosticado  quanto as pessoas de seu convívio não notam a diminuição na capacidade auditiva.

As causas são variadas mas o mais comum são as mudanças que ocorrem na orelha interna conforme vamos envelhecendo.,

 É difícil distinguir se a causa é a idade ou algum outro fator como exposição prolongada a ruídos. A perda causada por exposição a ruídos causa a morte das células ciliadas da orelha e o mesmo ocorre conforme envelhecemos. Uma vez perdidas, essas células jamais se regenerarão. Problemas como pressão alta e diabetes também contribuem para a perda auditiva nessa idade. A maioria das pessoas idosas tem uma combinação de perda por idade e induzida por ruídos.

Infelizmente a ciência ainda não conseguiu encontrar formas de prevenir a perda auditiva causada pela idade mas como eu disse anteriormente, há formas de melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa.

Ao notar a perda auditiva, pode ser que haja uma resistência em ir ao médico, digo por experiência própria por causa da minha avó. Minha avó tem perda auditiva causada por medicamentos ototóxicos agravada pela idade, embora ela sempre tenha ficado feliz pelas minhas conquistas com o implante, ela sempre relutou em ir ao médico.

Uma vez que a pessoa tenha sido convencida da necessidade, é preciso ir em busca de técnicas e tecnologias que se adaptam melhor a vida de cada um. Minha avó infelizmente não se adaptou a aparelhos auditivos mas ela tem uma boa leitura labial.

As possibilidades para melhorar a qualidade de vida de um idoso com perda auditiva são as mesmas que para pessoas com qualquer idade. Aparelhos auditivos, implantes cocleares, implantes de condução óssea, uso de telefones com amplificador de som, terapia auditiva e leitura labial.

Como eu disse, é importante sermos pacientes e acima de tudo, mostrar a eles (assim como eu tento para a minha avó) que não é preciso ter vergonha de dizer as pessoas sobre a sua dificuldade de ouvir, pois é algo natural e que explicar para as pessoas vai facilitar a convivência. Que não é preciso ter vergonha de conversar e que são as pessoas que precisam se adaptar as suas necessidades e não o contrário.

 

Beijos a todos


0 COMENTÁRIO

MANDE O SEU COMENTÁRIO




*Todos os campos são obrigatórios