Voltar para home
"Um projeto onde médicos, fonoaudiólogos, professores, pessoas com dificuldade auditiva e familiares possam trocar informações sobre saúde auditiva."
EMAIL: contato@amigosdaaudicao.com.br
Fonoaudióloga Responde
fale com a fono
Coluna - Diéfani Piovezan

Coisas que incomodam Deficientes Auditivos

26/05/2016

Existem algumas atitudes alheias que incomodam profundamente algumas pessoas com deficiência auditiva. Nos grupos do Facebook,  há sempre algum tipo de desabafo todos os dias e a lista de coisas parece nunca ter fim. Se a atitude vem de alguém que não conhecemos, é fácil passar por cima mas quando vem de alguém próximo, nos magoamos. Sabemos que muitas vezes a pessoa não faz por mal, mas é importante saber como a pessoa com deficiência auditiva pode se sentir.

Presumir que a pessoa está sem aparelho auditivo

Quando uma pessoa que usa aparelho auditivo não entende algo ou realmente não escuta o que foi dito e o interlocutor solta a bomba “você está sem aparelho?”. Isso é frustrante, primeiro porque se fosse uma pessoa ouvinte, tudo seria repetido sem drama algum. Essa é talvez uma das maiores queixas, pois geralmente vem de familiares, amigos e pessoas próximas que sabem que a pessoa é deficiente auditiva e embora compreenda bem com os aparelhos  auditivos, talvez em algumas situações tenha dificuldades para entender, então apenas repita, não presuma que a pessoa está sem aparelho.

Perder a paciência para repetir coisas

Em uma conversa com um deficiente auditivo é provável que em algum ponto da conversa, a pessoa por distração ou não, acabe não entendendo o que foi dito e irá pedir para repetir, quando isso acontecer não diga “esquece, não é nada de importante”, pois isso além de frustrante e desrespeitoso faz com que a pessoa se sinta excluída da conversa e gera um certo desconforto. Se não estiver com paciência para repetir tudo, faça um resumo breve, pois é extremamente frustrante, especialmente vindo de pessoas próximas que deveriam nos entender como ninguém.

Conversar quando o Deficiente Auditivo obviamente estiver sem prótese

O deficiente auditivo vai tomar banho, mergulhar na piscina ou no mar, está dormindo e alguém chega, chama ou conversa de costas e a pessoa não entende e o interlocutor  fica irritado porque não foi compreendido. Isso é mais comum do que pode parecer e chega a magoar, pois as pessoas do nosso convívio deveriam estar mais do que cientes de que há momentos em que o aparelho auditivo não está na orelha e a pessoa não vai entender nada. Então por favor, não se estresse, dê uma cutucadinha e fale de frente para que o deficiente auditivo possa ler seus lábios.  

Presumir que a pessoa surda tem boa leitura labial

É um erro comum, por melhor que seja a leitura labial de um surdo, ela pode não ser perfeita. Se a pessoa não articula bem, tem lábios muito finos, barba, bigode e afins, a probabilidade de não ser entendida aumenta muito. Fale sempre de forma natural mas não fique impaciente se não for compreendido, é natural que isso aconteça e a impaciência acaba gerando um pouco de ansiedade e magoa. Se a conversa for em grupo é ainda pior, pois não dá pra olhar pra todas as bocas ao mesmo tempo.

Dar as costas durante uma conversa

Além de ser falta de educação para qualquer pessoa, é muito incomodo para um surdo quando se está dialogando e a pessoa simplesmente vira de costas, sai andando pela sala, vai lavar a louça pra somar a barulheira de panelas batendo e o deficiente auditivo não consegue entender.  não faça isso.

Dizer que a pessoa tem audição seletiva

Como eu disse, usar aparelho auditivo não é garantia de que a pessoa compreenda tudo, então por favor, não diga que a audição da pessoa é seletiva e que ela só ouve quando quer e o que quer. Existem situações em que é mais fácil compreender do que em outras.

Falar gritando

Sim, existem surdos que ouvem melhor quando o tom da voz é elevado mas, não eleve a voz a menos que ele solicite que isso seja feito. Além de ser chato, dificulta na articulação e mais atrapalha do que ajuda na hora de ouvir ou fazer leitura labial.

Espero que tenham gostado do texto, ele tem o intuito de educar um pouco as pessoas sobre como agir com alguns deficientes auditivos em diversas situações. Tem alguma dica ou quer acrescentar algo? Deixe um comentário, é importante o compartilhamento de experiências.

 

Beijos a todos


0 COMENTÁRIO

MANDE O SEU COMENTÁRIO




*Todos os campos são obrigatórios