Voltar para home
"Um projeto onde médicos, fonoaudiólogos, professores, pessoas com dificuldade auditiva e familiares possam trocar informações sobre saúde auditiva."
EMAIL: contato@amigosdaaudicao.com.br
Fonoaudióloga Responde
fale com a fono
Coluna - Diéfani Piovezan

Implante Coclear – Limpeza e Manutenção

10/02/2016

No post de hoje vou mostrar passo a passo como realizo a limpeza do meu Implante Coclear.

 

1) Eu utilizei álcool isopropílico que é o tipo de álcool usado para limpeza de dispositivos eletrônicos. Basta ir em uma farmácia de manipulação e comprar.  Na falta dele, use uma flanela ou tecido que seja feito de algodão e esteja seco. Eu usei bola de algodão. Cotonetes também são necessários.

 

2) Desmonte o IC com cuidado, para não danificar nada. O meu é o Opus 2 da MED-EL.

 

3) Com o algodão, tecido ou flanela molhados com um pouco de álcool isopropílico (não é para encharcar) ou seco no caso de você não ter o álcool, limpe as superfícies da tampa do compartimento de bateria, o compartimento de bateria (sem limpar onde ficam as pilhas pra não quebrar os pinos), antena, o microfone, ângulo e o cabo.

 

4) Embaixo do compartimento de bateria, tem os pinos de conexão, limpe-os bem.

 

5) Com o cotonete molhado com o álcool isopropílico ou seco, limpe com cuidado os encaixes da bateria e cabo. Eles também possuem pinos conectores e podem entortar. Cuidado ao limpar o microfone, ele não pode ser molhado de álcool isopropílico.

 

6) Limpe também DENTRO da tampa do compartimento de bateria.

 

7) Eu montei o IC novamente e o coloquei no desumidificador mas você pode coloca-lo desmontado (isso eu faço uma vez por mês). Porém para algumas pessoas isso deve ser feito todas as semanas.

 

Nunca, em hipótese alguma use algum outro tipo de álcool que não seja o isopropílico, pois eles contêm muita água e vão danificar o Implante Coclear. Também não use acetona, ou qualquer outra coisa para não danificar o seu processador. Na falta ou na dúvida, use sempre pano ou flanela secos para não estragar o processador.

Qualquer dúvida, ou sugestão podem deixar um comentário.

 

Beijos a todos. 


0 COMENTÁRIO

MANDE O SEU COMENTÁRIO




*Todos os campos são obrigatórios