Voltar para home
"Um projeto onde médicos, fonoaudiólogos, professores, pessoas com dificuldade auditiva e familiares possam trocar informações sobre saúde auditiva."
EMAIL: contato@amigosdaaudicao.com.br
Fonoaudióloga Responde
fale com a fono
Coluna - Diéfani Piovezan

Como Lidar com Deficientes Auditivos

08/01/2016

Quando se trata de algum tipo de deficiência muitas pessoas não sabem como lidar ou agir e ficam com medo de magoar a pessoa com deficiência. O problema é que a surdez é fácil de ser esquecida pois é invisível.

É especialmente difícil aceitar coisas que não entendemos. Mas através do conhecimento e educação, podemos mudar isso e fazer com que o assunto continue sendo uma espécie de tabu.

Se você for ouvinte, imagine todos os sons que você conhece, músicas, animais, vozes, trovão, cada som familiar, perdido. Um mundo sem nada para ouvir. Imagine agora, além de não ouvir, ter que lutar contra falsos estereótipos todos os dias. Difícil né?

Primeiramente, nem todos os deficientes auditivos conseguem fazer leitura labial. É comum acharem que só porque a pessoa não ouve, ela tem uma habilidade sobre-humana de conseguir ler lábios e isso não é verdade.

Muitas pessoas estranham porque sou surda e falo mas nem todo surdo consegue falar e as causas são diversas mas independente de falar ou não, jamais chamem um surdo de "surdo-mudo" pois isso é extremamente errado. Ou é surdo oralizado (que fala), surdo sinalizado ou “sinalizante” (que usa LIBRAS) ou surdo bilíngue quando usa os dois.

O fato de uma pessoa falar, não quer dizer que ela possa ouvir. Um deficiente auditivo pode ter nascido surdo e ter sido oralizado, ter ficado surdo ainda bebê e ter sido oralizado, pode ter ficado surdo depois de aprender a falar. Não importa  o quão bem alguém fale, isso não é sinônimo de que ela possa ouvir.

Erro mais comum é acreditarem que todo surdo sabe Língua de Sinais e isso é o estereótipo mais comum. Como eu disse, existe quem usa LIBRAS, Português ou ambos. Não presuma de forma alguma que porque alguém não ouve, usa LIBRAS.

Se você conhecer um surdo oralizado, pergunte como ele prefere que você fale para que te entenda melhor, porque se falar muito rápido, devagar, alto, baixo, pode atrapalhar na dicção e a pessoa não entenderá. Se você conhecer um surdo sinalizado, pergunte também como prefere, se ele sabe ler lábios e por ai vai. Se deixe ser guiado sem achar que sabe tudo.

Jamais pense que o deficiente auditivo não estuda, trabalha ou não leva uma vida normal. Pessoas com qualquer nível de surdez, usuários de Português ou LIBRAS, estudam, trabalham e obtém sucesso na vida assim como qualquer outra pessoa.

A pessoa usa prótese auditiva? Isso não quer dizer que ela ouve. Existe uma infinidade de coisas que podem fazer com que uma pessoa com prótese não ouça mas isso pode acontecer. Então não chame quando não estiverem olhando, não fale de costas viradas e se a pessoa ouvir bem com as próteses, ainda sim é legal saber quais as limitações com elas.

Surdos podem dirigir sem problema algum. Muitos estudos indicam que surdos dirigem melhor do que ouvintes por causa do costume de olhar sempre os retrovisores. Pessoas com deficiência auditiva dançam, elas conseguem sentir a vibração da música e muitas inclusive tocam instrumentos musicais.

Pessoas com deficiência auditiva estão por todos os lados mesmo quando você acha que não os conhece. Uma listinha de pessoas surdas famosas

 

Bill Clinton - Ex-presidente dos Estados Unidos

Marlee Matlin - Atriz

Ryan Lane - Ator

Sean Berdy - Ator

Bob Hiltermann  - Ator e músico

Beethoven's Nightmare - Uma banda inteirinha composta por músicos surdos.

Lara Fabian - Cantora (aconteceu "recentemente)

 

Bom pessoal, foi só uma pequena listinha para que antes de vocês acharem que sabem de algo, terem certeza de que realmente sabem. Por via das dúvidas, sempre pergunte para o próprio deficiente auditivo como ele prefere que ajam com ele.

Beijos a todos. 


0 COMENTÁRIO

MANDE O SEU COMENTÁRIO




*Todos os campos são obrigatórios