Voltar para home
"Um projeto onde médicos, fonoaudiólogos, professores, pessoas com dificuldade auditiva e familiares possam trocar informações sobre saúde auditiva."
EMAIL: contato@amigosdaaudicao.com.br
Fonoaudióloga Responde
fale com a fono
Coluna - Cris Bicudo

Minha história com despertador para deficiente auditivo

18/11/2015

despertador para deficiente auditivo

Voltei a São Paulo, de uma viagem, quinta-feira à noite e logo no dia seguinte, às 11 horas, tinha uma reunião importante. 

Ao entrar em casa, notei que as luzes do meu despertador estavam piscando e imaginei que durante a minha ausência tivesse faltado energia por algum tempo.

A primeira coisa que fiz foi desarrumar a mala e cuidar da casa, para ficar tudo em ordem e depois fui me preparar para deitar. 

Acertei a hora e em seguida coloquei o alarme, para acordar às 8 horas.

Acordei de repente, imaginando que tivesse perdido o sono antes do alarme tocar, mas levei um susto ao olhar a hora: NOVE E MEIA DA MANHÃ!!!!!!! 

Dei um pulo da cama, a tempo de me arrumar e fazer café (não consigo sair sem tomar um bom café para me acordar). Sempre fui pontualíssima nos compromissos ou as vezes até chegava um pouco antes, pois jamais gostei de chegar atrasada.

No fim, deu tudo certo e cheguei a tempo da reunião com a pessoa que queria me contratar para dar palestra. 

Voltei bem feliz para casa, mas me ocorreu um pensamento: por que será que o alarme não tocou?! 

Não costumo dormir de aparelhos auditivos, pois além de não ser aconselhável, na hora de deitar, eles apitam muito. Vi que a hora do relógio/despertador estava funcionando normalmente. E resolvi fazer um teste com o despertador.  E qual foi minha surpresa ao notar que o disco não estava funcionando!!!! Ou seja, não estava vibrando! Costumo colocar o disco embaixo do travesseiro e na hora do alarme, ele vibra para me acordar.

Fiquei pensando em várias pessoas que devem passar pela mesma situação, deficientes auditivas e que morem sozinhas, pois ao quebrar esse aparelho, não temos outro recurso. Diferente daqueles que ouvem, caso quebre um despertador, encontra-se milhares de lojas para comprar outro e de diversas marcas e preços.

Na verdade, esse deve ser o quarto ou quinto despertador para deficiente auditivo que compro, pois, o problema é sempre o disco. Já doei os outros despertadores para os ouvintes (que podem aproveitar o aparelho sem usar o disco, pois o alarme sonoro funcionava bem). Assim como também, já tentei procurar assistência técnica aqui no Brasil, mas não é fácil, pois todos os que tive, foram comprados fora do país. Alguns, eu trouxe na mala e outros comprei pela internet.

Sim, há esse recurso de comprar pela internet também! No entanto, em geral não gosto muito de comprar coisas pela internet, sem saber se realmente é bom o produto e quando vem com defeito, para reclamar é mais complicado ainda. Sem falar no “tempo” que demoraria para o produto chegar em minha casa. Até lá, qual seria a alternativa para quebrar o galho?! Se eu tiver um compromisso bem cedo? Já tentei uma vez colocar o celular no vibrar ao meu lado, mas é tão fraco, perto do despertador, que nem acordei!!!!

Conversando entre amigos, ao contar que uso um despertador com disco embaixo do travesseiro, eles acharam o máximo e um deles (ouvinte) comentou: “Nossa, estudei fora alguns anos e tinha que acordar muito cedo, mas como sempre tive sono pesado, sempre perdia a hora mesmo com alarme tocando... agora se tivesse um desses com disco embaixo da cama, com certeza sairia da cama na hora!!!!”. Foi uma risada geral.

Comprei os despertadores em dois sites americanos que conheço: Assistech e outro da Amazon. Porém, o meu sonho é encontrar esses recursos em alguma loja aqui, no próprio Brasil. Algumas empresas chegaram a vender, pois lembro de uma loja que havia no subsolo do Shopping Eldorado, que vendia acessorios para deficientes. No entanto, a propraganda desses produtos era tão pequena ou quase nenhuma, que no fim, as lojas achavam que não valia a pena. 

Bem diferente da minha última viagem que fiz a Paris! Estava caminhando perto da praça da República (Place de la République) e encontrei 2 lojas que vendiam esses despertadores para deficientes auditivos. Uma delas era dentro de uma loja de óculos, junto com aparelhos auditivos, e vendia pilhas também.  Achei o máximo!


0 COMENTÁRIO

MANDE O SEU COMENTÁRIO




*Todos os campos são obrigatórios