Voltar para home
"Um projeto onde médicos, fonoaudiólogos, professores, pessoas com dificuldade auditiva e familiares possam trocar informações sobre saúde auditiva."
EMAIL: contato@amigosdaaudicao.com.br
Fonoaudióloga Responde
fale com a fono
Coluna - Cris Bicudo

Casa da Audição

13/02/2015

Início do ano, novo começo, mudança para melhor e com novas histórias, inspirações, novidades... gostaria de abrir o primeiro texto do ano contando a vocês como foi minha experiência de aconselhamento no início do ano passado.

Recebi um e-mail através da minha coluna, um pedido de luz, ajuda e talvez até mesmo de um milagre. Soube pela história dela que desde criança só escutava bem com um ouvido apenas, o outro já era considerado “zero de audição”. No entanto, durante as férias numa praia, ela sentiu tontura e percebeu ao retornar, que a audição do lado “bom” estava piorando. Desesperada marcou uma consulta com um médico otorrino em sua cidade e ela se apavorou com o diagnóstico: Estava perdendo completamente a audição

Foi nesse momento que recebi o e-mail, pois o futuro dela era incerto e por isso que ela se encontrava sem esperança e muito triste. Começamos a trocar e-mails, onde contei um pouco da minha vida, que nasci com perda auditiva profunda, porém com a ajuda dos aparelhos auditivos desde a infância aprendi a falar e ouvir e como hoje levo uma vida normal e independente.

Logo depois disso, recebi dela um e-mail mais otimista, me contando que estava indo para São Paulo consultar um outro médico e que desejava marcar um encontro comigo, querendo me conhecer pessoalmente, pois ficou muito curiosa para ter uma ideia de como realmente sou!!!

No dia marcado, a encontrei na Casa da Audição que era pertinho do consultório onde estaria. Vi como ela estava mais feliz e motivada. Contou que vai usar um aparelho auditivo e depois conforme for o caso, poderá fazer cirurgia. Contou que de início tinha vergonha e receio de usar qualquer coisa na cabeça que chamasse atenção ou a deixasse feia.

De minha parte, contei que antes de qualquer coisa, eu dou graças a Deus pela existência desses aparelhos maravilhosos que nos possibilitam ter uma melhor qualidade de vida. Além disso, não sabemos o que pode vir no futuro: uma cura? Ou aparelhos auditivos bem menores? Novas descobertas na medicina? Só que enquanto isso, vou vivendo com os recursos que têm hoje e agradecendo a cada dia pela minha vida e por estar aqui, nesse mundo.

Mostrei a Casa da Audição, um espaço único que promove encontros para todas as pessoas que querem tirar dúvidas, conversar sem restrição sobre tipos de aparelhos auditivos ou implante coclear, pois o local serve para todo mundo que deseje interagir e se informar a respeito de soluções para facilitar a vida de um deficiente auditivo ou produtos relacionados. É também aberto a toda comunidade profissional e público em geral.

Nesta casa também acontecem  tipos de eventos como palestras, encontros de várias pessoas para trocarem experiências, bate papo com um profissional da área e até mesmo uma visita monitorada com um fonoaudiólogo explicando o tema que a pessoa desejar saber. Para agendar uma visita, basta entrar em contato pelo telefone (11)3063-2505 ou acessar o site para mais informações.

A primeira vez que fui convidada a conhecer esse lugar, logo na entrada achei bonito, bem iluminado pela luz natural e design leve e com predominância da cor branca. Fui bem recepcionada pela fonoaudióloga Talita Donini, com um café e uma deliciosa conversa. Me senti bem acolhida e a vontade no lugar.

Convido a todos para participar e conhecer esse espaço! Não deixem de ir atrás de informações e soluções a respeito da audição, pois ela é muito importante e essencial para a nossa qualidade de vida!


0 COMENTÁRIO

MANDE O SEU COMENTÁRIO




*Todos os campos são obrigatórios